domingo, 16 de agosto de 2009

Jesus Cristo é o senhor


Em 31 de Outubro de 1517 o monge alemão Martinho Lutero indignado com alguns absurdos da igreja católica pregou 95 teses na porta da igreja do castelo de Wintteberg. Essas teses condenavam principalmente as indulgências, que na época eram cobradas obrigatoriamente pela Santa Igreja Católica (que cá pra nós, de SANTA nunca teve nada) enfim, a percentagem para santa igreja vinha junto com os impostos que os cidadãos da época teriam que pagar. Martinho Lutero questionava também a vida de luxúria e de riqueza que os membros da igreja viviam, já que que eles viviam em meio ao ouro contrariando os votos de pobreza e o celibato clerical.Após todos esses protestos, Lutero foi acusado de praticar heresia e no ano de 1520 ele foi excomungado da Igreja Católica.Afastado, o monge começou a traduzir a bíblia para o alemão em meio a todos esses acontecimentos outros membros da Igreja passaram a negar o votos de castidade e a renunciar os votos monásticos. Nesse momento muitos mudaram suas formas de adorar a Deus, as imagens de santos não eram mais contempladas.Enquanto isso na Suíça e em parte da França João Calvino também fazia sua revolução criando o calvinismo, onde acreditava na salvação pela fé e se diferenciava luteranismo porque acreditava que as boas obras eram consequências da salvação. A igreja católica revidou esses acontecimentos com a contra-reforma criando o Concílio de Trento e a "Santa" Inquisição, que chegou a matar milhões de pessoas. A riqueza que a igreja católica adquiriu na idade média existe ainda hoje trazendo muitas contradições.
E dessa forma foi criada a igreja protestante e hoje existem vários ramos dela, cada um com uma doutrina e a cada dia surge mais uma porque igreja virou questão de negócio uma delas é a Igreja Universal do Reino de Deus que nasceu em Julho de 1977, foi criada pelo pastor Edir Macedo e segundo seus membros tem o objetivo de propagar o tal do "espírito santo" e livrar o mundo do temido "Satanás". Logo quando foi criada, os cultos eram celebrados em um galpão,mas o negócio cresceu de tal maneira que atualmente a universal manipula cerca de 15 milhões de pessoas e tem sede em mais de 150 países. Seus fieis sofrem uma lavagem cerebral e são guiados a pagar todo mês um dízimo de pelo menos 10% de seus salários, ou seja, uma indulgência em plena pós-modernidade. Hoje a igreja universal é uma das mais ricas e enfrenta sérias acusações, conhecidos pelo radicalismo e por não respeitar outras instituições religiosas, um dos fatos polêmicos aconteceu em 2005 quando o deputado João Batista, então presidente da Igreja Universal, foi detido pela Polícia Federal junto com seis pessoas, essas pessoas transportavam 10 milhões de reais em dinheiro a alegação do deputado foi a de que o dinheiro era proveniente de doações de fieis. Esse mês a Igreja foi de novo palco de mais um escândalo: a justiça abriu uma ação contra 10 pessoas, entre elas está o famoso bispo Edir Macedo sob a acusação de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha; conforme a acusação os integrantes utilizam há 10 anos a Igreja Universal do Reino de Deus para praticar fraudes. De acordo com as investigações, do ano de 2001 a 2008 as movimentações financeiras somam um valor de R$ 8 bilhões esse dinheiro estaria servindo para comprar emissoras de TV e rádio jatinhos e outros luxos. Pois é, voltamos a idade média e parece que a única coisa que mudou de lá pra cá foi a instituição, as indulgências são cobradas da mesma forma e o radicalismo ainda é o mesmo. É muito sério usar o nome de Deus para ganhar dinheiro dos fieis alienados.

(Alana Berto)

3 comentários:

  1. espero que, tal qual um Lutero, essa galera da Universal não decida romper com a Igreja e resolvam fazer uma nova. Chega disso!

    ResponderExcluir
  2. Pena mesmo é ver que muitos líderes sérios estão pagando pela irresponsabilidade de gente desonesta. Mais uma vez o justo paga pelo pecador, definitivamente é o fim dos tempos. E como disse o Estevão, espero mesmo q eles não resolvam romper de novo, vai ser uma barraco daqueles!

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que o erro não está em receber as doações e sim em usá-las para outros fins que não sejam para caridade ou para sustento da instituição, as igrejas não pagam impostos justamente para isso, mas infelizmente existem os enraçadinhos que se aproveitam disso. Agora realmete tem pessoas que se deixam enganar e terminam doando tudo o que tem, casa, carro, economias...

    ResponderExcluir