terça-feira, 23 de junho de 2009

Ditadura disfarçada

Por Alana Berto

Segundo os dicionários, democracia é o governo em que o povo tem soberania. Em 1985 o país deu início a um regime democrático, que permanece até os dias de hoje, onde o povo tem o “poder” de escolher presidentes, Senadores, deputados, vereadores e prefeitos, a ordem atual é a liberdade. Poder este que escorre por entre as mãos do povo e só serve diante dos poderosos.


Os artistas podem produzir o que desejarem que não serão censurados, os estudantes pode fazer seus protestos, os políticos da oposição estão livres para fazer suas campanhas, ninguém corre o risco de ser exilado.

Atualmente, não existe mais esquerda ou direita, a maioria dos jovens não se importam com isso. E que venham cada vez mais taturânicos, mensalões e outros escândalos pelo país afora. Vivemos em um país democrático em que a violência perpetua junto à fome.o dinheiro que falta para a população comer, acumula na cueca dos engravatados e aumenta a desigualdade social. As leis são infringidas a todo momento, só os menos favorecidos são presos e a superlotação nas penitenciárias é alarmante enquanto os políticos ricos e poderosos roubam e usufruem do dinheiro público, os ladrões de galinha mofam na cadeia. O poder da população só vai até o dia do voto, quando esse dia acaba o poder se torna inexistente e é a isso que chamam de governo do povo, “democracia”. A conversa é que o socialismo é utópico, pois a democracia também é uma utopia, porque desde de que o mundo existe o poder sempre esteve concentrado nas mãos de poucos e infelizmente isso nunca vai mudar.

As ditaduras e totalitarismos da vida foram só uma forma escancarada de mostrar que o que importa é a opinião de uma minoria e que o Estado serve para controlar os interesses de uma maioria mantendo a “ordem”. Enquanto algumas pessoas morrem nas garras da ditadura, outras morrem nas carícias do governo do povo.

As pessoas têm a elite junto com a mídia controlando seus pensamentos ao lado desta ditadura disfarçada que se utiliza da mídia para produzir pão e circo para a população da pós-modernidade que se acomoda diante de tantas repressões.

O que adianta ter o direito de ir e vir r não poder usá-lo? Que adianta ter educação e saúde de péssima qualidade? Que adianta ter liberdade e trocá-la por libertinagem? Que adianta perder os valores por falta de questionamentos? No fundo a democracia é só uma forma de abafar o sistema, existem governos bons, outros nem tanto, mas além de tudo o que existe é uma absorção de poderes que esmagam uma maioria e segundo consta nos dicionários isso significa ditadura, a sobre posição do poder executivo, poder de uma minoria sobre os demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário