sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sobre o tempo

Quando somos crianças ele é o nosso maior amigo, o tempo. Não temos nenhuma pressa e nenhuma pretensão que ele passe logo, ele anda a nosso favor, junto com as brincadeiras de crianças e junto aos sonhos que gera a famosa pergunta:o que você quer ser quando crescer?

- Eu quero ser astronauta, conhecer a lua, acho que vou morar em Marte quando crescer, é em Marte... quando crescer vou ter uma casa lá, aproveito e levo pra lá os anéis de Saturno.


- Ha não, eu quero ser médico, ter muitos filhos, uma casa enorme e com piscina, haaa quero ter uma avião também bem grande, quero viajar muito!


- hummm, eu quero ser jornalista, escrever, conhecer pessoas, viajar...


Na infância a vida é feita apenas de sonhos, que na maioria das vezes nem chegam a ser realizados. Quando viramos adultos o tempo anda no sentido contrário, se existe inimigo, ele é o tempo que traz as rugas e também o novo. Enquanto ele vem a galope, temos que superar expectativas, virar cidadão, pais a mães de família, o dia fica curto para a quantidade de atividades cobradas para que possamos evoluir à condição de "gente grande". Antes disso, é claro, temos que passar pela rebeldia da adolescência que vem com as ideologias e com o tempo vemos que elas se perderam com ele e que aquela vontade de mudar o mundo foi junto.O tempo leva amores, traz outros, cura mágoas, vem com frustrações e conquistas. Marcado por lutas diárias, fases, alegrias,algumas vezes transformadas em lágrimas, gera encontros, distância.

É engraçado como as amizades que pensávamos ser pra sempre mudam com o tempo, cada um toma seu rumo. O tempo muda pensamentos, objetivos, caminhos. As ambições de crianças se tornam adultas e dão prioridade ao real, mesmo que queiramos mudar de canal, sons e imagens ficam sempre ali tentando colocar nossos pés no chão (não mais na lua ou em Marte), no chão da Terra para seguir sua órbita, ou seja, o tempo real, que é uma maratona. Até que o tempo acaba, podemos vencer essa maratona ou não porque o tempo não é igual para todos, longo pra uns, curto para outros, ele não perdoa e infelizmente não é infinito!
O tempo é traiçoeiro, sangra, bebe, se diverte, corre, custa a passar,conserta, destrói. Tempo é história, tem história, se perde em labirintos, guia, é consequência e revolta. Afagamos e apanhamos nas mãos do tempo. O tempo nos torna crianças novamente, dói, suspira, ri e devaneia, vira luz no fim do túnel e espera até que a chama se apague.

Nenhum comentário:

Postar um comentário